O Google Trends é uma ferramenta criada pelo Google em 2006 que permite acompanhar a evolução do número de pesquisas realizadas sobre uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.
Com o Google Trends, você também pode comparar tópicos e avaliar a sazonalidade dos tópicos. Tudo isso com base em dados do próprio banco de dados do Google, a ferramenta de busca mais utilizada na internet.
Além disso, você pode refinar ainda mais seus resultados de pesquisa por país, hora (por exemplo, hora, dia, semana, mês e ano), categoria (artes e entretenimento, finanças, tecnologia etc.) e tipo de pesquisa (web, imagem etc.). ), notícias , Shopping ou Pesquisa do YouTube).
Como o Google Trends Funciona?
Todas as informações que você pode acessar no Google Trends (“Trends” se refere a tendências em inglês) fazem parte do banco de dados do Google.
O mecanismo de busca coleta, armazena, organiza e conecta os dados de cada pesquisa realizada pelos internautas no próprio mecanismo de busca e em outras plataformas (como o YouTube).
Ao mesmo tempo, são excluídos do banco de dados termos de busca, dados mal pesquisados e informações pessoais realizadas pela mesma pessoa em um curto período de tempo.
Portanto, quando você visita o Google Trends e pesquisa um termo, a ferramenta cria um gráfico que contém o número de pesquisas para aquele tópico ao longo do tempo, o que indica o interesse do público no tópico.
Em outras palavras, com o Google Trends, você pode acessar uma visão geral das informações sobre o comportamento do usuário na Internet.
Por exemplo, ao digitar “marketing digital” na plataforma, a ferramenta exibe um gráfico igual na figura abaixo:
O eixo vertical indica o volume de buscas, enquanto o eixo horizontal representa o tempo. O Google Trends armazena dados desde 2004.
Assim, os altos e baixos da linha azul indicam o aumento ou diminuição do interesse do público pelo tema “marketing digital” ao longo dos últimos 12 meses em todas as plataformas do Google.
Como São Normalizados os Dados do Google Trends?
O Google Trends normaliza os dados de pesquisa para facilitar as comparações entre termos. Os resultados da pesquisa são normalizados para a hora e a localização de uma consulta através do seguinte processo:
- Cada ponto de dados é dividido pelo total de pesquisas da geografia e do intervalo de tempo que representa para se comparar a popularidade relativa. Caso contrário, os locais com o maior volume de pesquisa apresentariam sempre a classificação mais elevada.
- Os números resultantes são, em seguida, dimensionados num intervalo de 0 a 100 com base na proporção de um tópico em relação a todas as pesquisas em todos os tópicos.
- Regiões diferentes que mostram o mesmo interesse de pesquisa num termo nem sempre têm os mesmos volumes totais de pesquisa.
Qual é a Diferença Entre o Google Trends e os Dados de Pesquisa do AdWords?
O relátorio de termos de pesquisa do AdWords destina-se a obter informações sobre volumes de pesquisa mensais e médios, especificamente para anunciantes, enquanto o Google Trends foi concebido para aprofundar dados mais detalhados em tempo real.
Deixe um comentário