Os KPIs são altamente relevantes para a mensuração do desempenho de estratégias e dos processos empresariais.
Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis e realizáveis.
Por meio deles, todos conhecem e tornam-se envolvidos na missão da organização, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas.
Os resultados mostrados no KPI podem qualificar o desempenho da empresa e permitir que os funcionários entendam o quanto suas atividades contribuíram para o sucesso desses números.
As informações que eles fornecem tornam mais fácil para as pessoas entenderem o progresso das metas.
Quando os principais indicadores de desempenho estão intimamente relacionados aos objetivos da empresa, eles podem apontar para falhas na implementação ou métodos ou medidas decisivas.
Eles permitem entender as prioridades das ações, realizar avaliações objetivas, profissionalizar a tomada de decisões, acabar com as disputas internas, a possibilidade de acompanhamento histórico, orientar as mudanças organizacionais, monitorar e aprimorar processos e resultados.
Categorias de Indicadores de Desempenho
Há inúmeras categorias de KPI e todas são importantes mas existem algumas são mais conhecidas e utilizadas pelos empreendedores.
Indicadores de Produtividade: geralmente relacionados à relação hora x funcionário, relação hora x máquina, ou seja, correspondem ao uso dos recursos da empresa a partir da avaliação das coisas entregues (produtos, resultados).
Indicadores de Qualidade: São indicadores de produtividade do trabalho “cooperativos”, pois auxiliam no entendimento de desvios ou erros que ocorrem no processo produtivo.
O índice de qualidade indica que, por exemplo, o produto falha e não pode ultrapassar o limite aceitável no padrão de qualidade para o produto entrar no mercado.
Índice de capacidade: este KPI é usado para medir a capacidade de resposta de um processo, por exemplo, o número de X peças que uma máquina pode embalar em Y tempo.
Indicadores Estratégicos: servem para verificar se a organização atingiu os objetivos previamente determinados pela gestão. Eles coletam informações para os gerentes comparar a situação atual da empresa e avaliar a necessidade de reposicionamento.
Ticket Médio: É um indicador que foca as operações e dinâmicas de vendas, podendo ser monitorado pelas próprias vendas, clientes ou vendedores, para que o setor possa ser analisado de forma mais ampla.
Deixe um comentário